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Qualidade de vida na terceira idade: envelhecimento com saúde

Na terceira idade, sabemos que há uma fragilidade maior em relação à musculatura e à absorção de nutrientes. Nessa fase, quanto menor forem as taxas hormonais, maior será o impacto na qualidade de vida. E uma alimentação rica em alimentos antioxidantes e antiinflamatórios pode prevenir doenças e levar à longevidade - o que significa um envelhecimento saudável.


No entanto, precisamos levar em consideração que, a partir do momento que se inicia o processo de sarcopenia (perda de massa muscular com a idade), a nossa taxa metabólica basal reduz, e impacta diretamente na quantidade alimentar. Por isso, é importante ter uma alimentação de acordo com seu gasto energético, com maior nível protéico, para que não ocorra tanta perda muscular, além de uma boa suplementação, fornecendo aditivos e minerais de alta absorção.


A creatina, por exemplo, é um suplemento muito importante para o aumento da massa muscular, já que ajuda a prevenir a sarcopenia. Em conjunto com exercícios físicos de força (musculação), pode melhorar e até evitar a perda. Além disso, devemos nos atentar ao intestino das pessoas que estão nessa fase da vida, pois há naturalmente uma redução da capacidade de absorção de nutrientes. Logo, é fundamental melhorar a microbiota intestinal, com todos os nutrientes (vitaminas e minerais) em equilíbrio, para aumentar/manter o desempenho físico, mental e cognitivo desses indivíduos.


É importante lembrar que não existe idade para ir em busca da sua melhor versão. Envelhecer faz parte da vida e existem alguns hábitos que ajudam a chegar nesta etapa da melhor forma possível. Em suma, foco e determinação são essenciais para que o indivíduo tenha capacidade de manter um estilo de vida saudável, com a prática de exercícios físicos, atrelado a uma dieta saudável e rica em nutrientes.

Dr Marchius Lima

Médico CRM170011

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