top of page
  • Foto do escritorSite Instituto

Sinais que você está com desequilíbrio hormonal e o que fazer


Você já ouviu falar em desequilíbrio hormonal? Ele é comum em algumas fases da vida, como a menstruação e a gravidez no caso de mulheres, por exemplo, mas algumas pessoas podem apresentar esse problema de forma contínua.

Tanto os homens como as mulheres podem ser afetados. O desequilíbrio hormonal ocorre quando há excesso ou diminuição dos níveis de hormônios no corpo, afetando suas funções. Se não for tratado devidamente, pode resultar em complicações graves.


Geralmente, as causas da baixa hormonal são obesidade, falta de exercícios físicos e alimentação irregular. A idade faz com que os níveis hormonais também comecem a cair. Nos homens, a partir dos 30 anos esse índice começa a declinar 1% a cada ano.


Entre os sintomas de desequilíbrio hormonal estão a baixa libido, cansaço constante, memória fraca, queda de cabelo e mudanças do humor, mas dependendo da alteração hormonal, gênero e idade, o paciente pode apresentar diferentes sinais.


O problema pode ser tratado pela reposição hormonal por meio de gel, implante ou injetáveis. O que vai definir o tipo de tratamento e a dosagem correta são os exames.


Em homens, a reposição se faz basicamente com testosterona, já em mulheres é de acordo com os sintomas e diagnóstico - pode-se utilizar apenas a testosterona no caso de libido disfórica ou a reposição hormonal propriamente dita com testosterona e estrogênio.


Via de regra: se a mulher está na menopausa há de se repor os hormônios com testosterona, estradiol e progesterona para proteção endometrial, dependendo também dos sintomas.

No homem, se os exames estiverem normais, mas ele tiver sintomas mesmo assim, a reposição ainda é indicada já que o equilíbrio hormonal é essencial para regular as funções fisiológicas.



O diagnóstico e tratamento precoce e correto melhoram a qualidade de vida do paciente e previnem complicações. Quer saber se está com desequilíbrio hormonal? Agende sua consulta!



Dr Marchius Lima

Médico CRM170011





32 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page